quinta-feira, 20 de agosto de 2009

FÉ EM DEUS E PÉ NA TÁBUA


Gostar de um autor na primeira leitura é uma boa sensação. E este é um bom autor que escreveu um bom livro. Não só isso, ele resolveu viver seu livro, ou melhor, transformar em livro o que viveu. Donald Miller, o escritor, saiu de casa aos 21 anos de idade e foi cruzar os Estados Unidos com um amigo em uma velha Kombi. Costumo dizer que Kombi é para frutas e verduras, não se consegue andar nelas sem se sentir uma melancia ou uma abóbora rolando naquele assoalho. Mas neste livro ela é quase uma personagem e a história não teria o mesmo gosto se eles estivessem em qualquer outro carro.
Don parece ter um objetivo próprio, meio oculto, com a aventura. Ele quer encontrar um sentido em meio toda cultura americana que bombardeia sua vida e sua visão de cristianismo. Em vários momentos consegue ser realmente profundo quando faz reflexões sobre diversos temas. Esses momentos brilhantes estão inseridos nos relatos da viagem e unem a obra nos lembrando do porque estamos lendo o livro, para compartilhar a experiência do autor e talvez abrir um novo caminho em nossa mente.
A vida é uma boa oportunidade para aprender, e para isso precisamos partir. Deixar o “porto seguro”. Talvez não exatamente como Donald, se aventurando em um velho veículo, mas podemos partir com nossas escolhas, abandonando as coisas de sempre, as coisas velhas, e experimentando coisas novas ainda não exploradas. Paulo diz:
“esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” Fp 3 :13,14. (NVI)
Talvez precisemos reavaliar nossa motivação e nosso alvo. Pode existir mais do que carros, mansões e sucesso profissional, mas você só obterá isto se aprender a desejar menos, desacelerar. Nosso alvo não deve ser algo material que um dia perecerá, e a nossa motivação não pode ser ofuscada por nenhum problema momentâneo. A alegria pela ressurreição de Cristo dentre os mortos deve ser combustível suficiente para trilhar este caminho.
O apóstolo Paulo ainda diz aos Filipenses:
“Tão somente vivamos de acordo com o que já alcançamos.” Fp 3 :16. (NVI)
As novas experiências pelas quais passamos devem produzir algo de diferente em nós, e não devemos abandonar isto, mas incorporar a nossa vida. Devemos enriquecer pelas vivências, pelo que escolhemos viver, pelo que decidimos fazer, pelo que arriscamos mudar.
Como estudante de física, um trecho no livro me chamou a atenção especialmente, se trata do trecho em que o autor fala sobre a metáfora da luz, tão presente na Bíblia e na tradição hebraica. Depois de comentar as características da luz, ele conclui:
“Então, quão adequado é para Deus criar uma existência, e então uma metáfora, como se estivesse dizendo: Aqui está algo inteiramente diferente de vocês, fora do tempo, infinito em seu poder e impulso: aqui está algo que vocês podem experimentar, mas não podem compreender. Assim, pelo restante da Bíblia, Deus chama a si mesmo ‘luz’.” Fé em Deus e Pé na Tábua (Donald Miller).
Pra quem ler, leia como se fosse sua história e sua aventura. Se coloque no lugar do personagem e experimente, mesmo que seja somente através do livro, o rompimento com aquilo que nos é imposto. Permita-se ser mudado.