sábado, 5 de setembro de 2009

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA

Se você tiver a oportunidade de assistir, não deixe passar, este é o tipo de filme que faz refletir, e muito. Baseado no livro de François Bégaudeau, com a direção de Laurent Cantet, o filme retrata a realidade das salas de aula da Europa atualmente, que é marcada por uma mistura de culturas e etnias. O filme se passa em uma escola do subúrbio de Paris o tempo todo, retratando o cotidiano dos alunos e professores do lado de dentro dos muros. Quase todos os alunos têm origem estrangeira e os professores geralmente são franceses. Apesar dos conflitos vividos e do stress acumulado pelo trabalho, (lá a escola é em período integral) os professores demonstram dedicação no trabalho.
Segundo o autor do livro, sua história “não procura mostrar tensões étnicas, mas, antes de tudo, os mal-entendidos entre um adulto e um adolescente no ambiente escolar”. Perder o controle emocional é algumas vezes inevitável, e parece ter sido esta a intenção, mostrar o quanto a realidade é afetada por nossas relações, nossas posturas e palavras, nossos posicionamentos e escolhas.
Quando se decide por ser professor, decide-se também combater preconceitos, não só dos alunos que chegam até você com algumas idéias construídas em um ambiente familiar não muito saudável, mas de adultos também, que por encararem esta profissão com algum desprezo, contribuem para a desvalorização do profissional. Ao se escolher ser professor, se escolhe não apenas uma profissão, mas você se dispõe a ser um descobridor e um desbravador pelo resto de sua vida. Cada experiência deve ensinar, cada vez que abrir aquele mesmo livro ou que ministrar aquela mesma aula, o conhecimento irá se reconstruir com novas imagens e palavras em sua mente, trazendo algo fresco.
Não creio que seja somente para os abnegados, como alguns pensam que ser professor é abrir mão da tranqüilidade e de um salário melhor. A realidade não confirma essa proposição. Mas defendo que é necessário um nível extra de compreensão, paciência e controle emocional, pois quando se trata de pessoas, sabemos que marcas serão deixadas, principalmente em adolescentes. É preciso também dedicação e alegria para trabalhar, como em qualquer outro lugar. Por mais que na casa do aluno o professor seja desvalorizado, a sala de aula é onde se pode mudar essa concepção. Gosto de ver o professor como um influenciador, um estimulador que desencadeia mudanças, que embora simples, são mudanças que transformam os mundos particulares dos alunos.
Por mais que não seja esta sua área de atuação especifica, a educação se faz presente em qualquer área de diversas formas. Mestres foram Sócrates, Platão e Aristóteles, mas, também é o pai, a mãe, o patrão o presidente e qualquer outro que em seu ambiente está em evidência ou na liderança. Enfim, qualquer um entre nós tem muito a aprender e algo a ensinar, talvez seja o dever de todos, não morrer sem ensinar algo ao outro, nem deixar de se dispor a conhecer. O que não deve ser esquecido é que seja lá quem você for, tem muito mais a aprender que a ensinar.
O filme “Entre Os Muros Da Escola” coloca você dentro da sala de aula, e uma vez que a sua atenção estiver presa, será levado a meditar sobre a ficção. As diversas lições podem ser tiradas do próprio comportamento das personagens e se aplicam a outras situações, pois deveríamos já ter nos apropriado da consciência de que a importância da educação ultrapassa os muros da escola.