quinta-feira, 8 de julho de 2010

Livros, livros, livros...


Li em um blog, que leu em outro blog, que leu em outro blog (heheh) essa idéia de fazer uma lista de livros seguindo alguns critérios. Resolvi entrar na onda e fazer minha lista também:

Obs. Lista sujeita a muitas alterações ao longo da vida do autor deste post.


1. Livro que o influenciou: Cristianismo Puro e Simples, de C. S. Lewis, sem dúvida. Este é um livro que mostra um pouco da grandeza de conteúdo e interpretações do cristianismo. Foi uma leitura que abriu minha mente para uma análise crítica da religião que mais influenciou minha vida.

2. Livro que leu antes do filme nele baseado: Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago. E gostei bastante da adaptação para o cienema, embora, todo leitor fiel concorda comigo, o livro sempre é melhor!

3. Livro a que assistiu primeiro o filme nele baseado: O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien. Sim, uma leitura imensa, mas valeu a pena. Livro muito rico em detalhes...

4. Livro em quadrinhos: Persépolis, de Marjane Satrapi. Um belo livro, muito bem ilustrado e com uma história excelente. Gostei muito do fato de que a autora coloca a história do irã como ela, uma iraniana moderna, enxerga.

5. Uma série de livros que recomenda: As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis. Meu autor preferido merece aparecer mais que uma vez! E com mérito, a série é premiadíssima, e cultuadíssima no mundo todo. Os sete livros compõem a história de um lugar pra onde todo narniano deseja ir um dia... e meus filhos obrigatóriamente lerão, mas não os livros da minha coleção! minha coleção é sagrada!

6. Livro biográfico: C. S. Lewis: O Mais Relutante dos Convertidos, de David Downing. Foi neste livro que fiquei sabendo que Lewis se interessava por física moderna, o que foi muito divertido pra mim.

7. Livro de divulgação científica: O Mundo Assombrado Pelos Demônios, de Carl Sagan. Fui apresentado a este livro no primeiro ano de graduação, e sou um grande admirador do autor, que dedicou grande parte de seu trabalho à divulgação da ciência. Este é um exemplo que desejo seguir. Um clássico que não pode deixar de ser lido!

8. Livro que mais gostou: Fé em Deus e Pé na Tábua, de Donald Miller. Tá, este é um livro muito, muito bom. Gosto dele por falar de mudança, e mudar é necessário, mesmo que às vezes nos sentimos amedrontados para fazer isto. A história é sobre uma viagem que o autor faz com um amigo seu, e esta experiência é o que causa sua transformação. Não é uma transformação do tipo religiosa, sobrenatural, não, é uma mudança de idéias, perspectivas, visão de mundo. Belo livro de leitura agradável.



3 comentários:

  1. Olá, meu querido. Se você gostou do Fé em Deus e Pé na Tábua, então leia "O que os pinguins me ensinaram sobre Deus". Quando tiver tempo, dê uma passada lá no Deus no Gibi para ver as novidades que estão no ar. Tem um texto bacana falando que Chico Bento é o menino segundo o coração de Deus e uma entrevista com o autor da história em quadrinhos Yeshuah, que apresenta um Jesus feio e uma Maria adolescente. Veja lá no www.deusnogibi.com.br
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Pô cara,

    curti seu blog!


    bacana!


    abração,
    Fique na Graça!

    ResponderExcluir
  3. já adicionei o blog na lista de links brilhantes do Amando o Próximo

    ResponderExcluir

Agora quero que você me diga sua opinião sobre este texto. Assim que eu ler ele será publicado neste blog, e, se eu achar necessário, estarei respondendo.